domingo, 28 de dezembro de 2008

Me estiveste emprestado, e eu te pago: Jonson


William Lindsay Windus, Estudo Para um Garoto Morto, o Filho do Artista, 1860




On My First Sonne


Farewell, thou child of my right hand, and joy;

My sinne was too much hope of thee, lov'd boy,

Seven yeeres tho'wert lent to me, and I thee pay,

Exacted by thy fate, on the just day.

O, could I loose all father, now. For why

Will man lament the state he should envie?

To have so soone scap'd worlds, and fleshes rage,

And, if no other miserie, yet age?

Rest in soft peace, and, ask'd, say, here doth lye

Ben Johnson his best piece of poetry.

For whose sake, hence-forth all his vowes be such

As what he loves may never like too much.


Ben Jonson



De Meu Primogênito


Adeus, então, filho de minha destra e ledo afago;

Meu pecado: pôr tanta esperança em ti, querido,

Sete anos me estiveste emprestado, e eu te pago,

Expropriado de teu destino, no dia aferido.

Ah, pudesse, ora, desatar todo o pai. Como pois

Dever-se-ia lamentar o estado em afinidade?

Tão cedo escapado do mundo, e da carne feroz,

E, sem outra mazela, a não ser a da idade?

Descansa em santa paz, e, se indagado, diz

Que contigo jaz o melhor poema que já fiz.

Resta a sina de quem para diante os votos serão tais

Que o que quer que ame, jamais amará demais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário