quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Fósforo e pressa, estupefatos: Vallejo


John Stezaker, Marriage XV, 2006



Marcha Nupcial


A la cabeza de mis propios actos,

corona en mano, batallón de dioses,

el signo negativo al cuello, atroces

el fósforo y la prisa, estupefactos


el alma y el valor, con dos impactos

al pie de la mirada; dando voces;

los límites, dinámicos, feroces;

tragándome los lloros inexactos,


me encenderé, se encenderá mi hormiga,

se encenderán mi llave, la querella

en que perdí la causa de mi huella.


Luego, haciendo del átomo una espiga,

encenderé mis hoces al pie de ella

y la espiga será por fin espiga.


César Vallejo



Marcha Nupcial


À cabeça de meus próprios atos,

coroa à mão, batalhão de deuses,

o signo negativo ao colo, atrozes

o fósforo e a pressa, estupefatos


a alma e o valor, com dois contatos

ao pé da mirada; dando vozes;

os limites dinâmicos, ferozes;

tragando-me os choros inexatos.


Me acenderei, me acenderá a formiga,

se acenderá minha chave, a querela

em que, na origem, perdi a pisadela.


Logo, fazendo do átomo uma espiga,

acenderei meus fossos ao pé dela

e a espiga será por fim espiga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário