quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ai de ti, se ela te pegar


Leonardo Amaral

Delícia, delícia, assim você nos mata

Lennon tirou o refrão de Happiness is a Warm Gun de um anúncio de armas numa revista. Nem por isso o redator do anúncio entrou na justiça. O que era anúncio virou letra de canção. Ganhou outro contexto. Diz ele que achou insano que uma arma quente pudesse ser sinônimo de felicidade. E é mesmo. Mas há o caso das garotas paraibanas que reclamam a composição do refrão de Ai, Se Eu Te Pego. É diferente. O refrão é mais de meio caminho andado. O tema converteu-se num hit internacional. De momento, bem mais tocado que a canção de Lennon jamais foi. E a história delas parece ter alguma procedência: sete meninas paraibanas trancadas num quartinho, perto da Disneylândia, sonhando com o guia da viagem que as conduziria junto com outras dezenas de meninas pelas miamadas da vida. Não é para qualquer imaginação uma história assim. Nem para qualquer guia. E a letra tem um bocado de feminino. De resto, tanto quanto Cecília Meireles, Adalgisa Nery, Clarice Lispector ou Ana Cristina Cesar juntas. Ou, no mínimo, essa versão das meninas parece mais perto, digamos, de indicar como procede a condição humana quando há um punhado de reais pelo meio. Condição feminina ou masculina, tanto faz. De outro modo, é interessante notar como certos críticos que fincam o pé quanto à especificidade dos textos femininos, não reivindiquem a letra de Ai, Se Eu Te Pego para suas desconstruções analíticas. Será por preconceito? Afinal, a canção foi tão  feita  por mulheres quanto Dolores Duran compôs Estrada do Sol ou a Noite do Meu Bem; Lispector redigiu Laços de Família; Frida Khalo pintou suas telas; Leila Diniz disse que um cafuné na cabeça ela queria até de macaco; e Chico Buarque rascunhou Com Açúcar, com Afeto. A única diferença é que muito provavelmente a autora de Ai, Se Eu Te Pego pegou mais dinheiro com essa sua criação do que as outras cinco jamais sonharam ganhar com um só item criado. 

P.S. - E pensar que na década de 70 entre as canções femininas que explodiram estavam Sonho Meu (Dona Ivone Lara) e Jura Secreta (Sueli Costa e Abel Silva). Brincadeira. 

5 comentários:

  1. Ruy, não é simplista esta sua maneira de olhar para a coisa? A questão é muito mais complexa. E não pode ser analisada a partir de casos isolados assim. Não lhe parece? Sem falar que os homens compuseram zilhões de baboseiras do tipo.
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bia, bia, assim você me mata. mas, ai, se eu te pego...

      agora, falando quase sério: não. acho não. acho que se a gente não discutir certos temas com as palavras do cotidiano, eles vão ser discutidos apenas por especialistas. e me parece óbvio que no minuto em que entregarmos a especialistas as opiniões que a gente mesmo deve ter, aí é melhor entregar os pontos de vez. não é o mérito da canção o que está em jogo aqui. e vou lhe dizer uma coisa que você pode não acreditar, mas eu gosto de 'ai, se eu te pego'. há uma coloquialidade muito própria no refrão. o resto da letra é perfeitamente descartável. no entanto, se eu tivesse 16, 17 anos, estaria era dançando 'ai, se eu pego', não blogando ranhetices por aqui, e decretando o que é ou não é descartável. e, claro, estaria também me lixando para o que intelectuais acham que a música é ou deixa de ser.

      volte sempre. você é bem vinda!

      Excluir
  2. Se eu encontrasse "delícia, delícia, assim você me mata", escrito por aí, provavelmente ia pensar que era um trecho de crônica do Verissimo sobre o ovo ou sobre o sal. Não é, em si, um elogio ou um demérito, apenas indica que a vista de um ponto é sempre blá, blá, blá. Nem pior nem melhor, devo dizer que Ai Se Eu Te Pego tem rendido bons posts na blogosfera que percorro. Como esse. ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, luciana, não duvido que esteja rendendo posts bacanas a rodo, porque tem algo de interessante na parte do refrão. é como se a letra tocasse bateria: "ai, sssseu te pego/ ai, ai ssssseu te pego". os s's vão no fechamento do chimbau (calma não é nome feio), no contratempo do bumbo, que, por seu turno, bate nos dois "pego's". um suíngue arretado. agora, que este post está entre os bons é do departamento de gentileza de vossa mercê.

      Excluir
    2. Por quem me toma que não saiba o que é chimbau - ou, se fosse o caso, que não saiba procurar no google (lembrei, abre parenteses, desculpe a divagação, da personagem da Escolinha do professor Raimundo, que ouvindo um nome como esse logo se jogava no chão, horrorizada - fecha parênteses).

      Excluir