sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Cálcio clorado e sulfatado

Christian Marclay, 2008


Verbete ao Vinagrete, Volume Um
LAZULITA

lazulite 
(lazúli + -ite)
s. f.
[Mineralogia] Pedra, de um azul-ferrete magnífico, que é um silicato de alumínio, sódio e cálcio clorado e sulfatado, do grupo sodalite, mais conhecido por lápis-lazúli, empregada em joalharia. (Variante brasileira lazulita.)

» Grafia no Brasil: lazulita.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

___________________


Palavras há que despertam a vontade de comê-las. E sem favor de sal ou açúcar. Outras, se quer tomar na mão e usá-las para fazer coisas. Até que fiquem suaves, gastas,aboleadas, e a gente tenha de deixá-las de lado, sem pena, e partir para terceiras. 
Mas há aquelas que despertam um desejo não passível de aferição, e nos fazem digredir pelos dicionários de sonho e vigília. Serão ópio? Textura? Gema? Chuva? Para aroma ou mãos? 
Venha, lazulita, me dizer a que veio. E da razão de seus veios azuis revestirem este verbete. E ainda lembro a primeira vez que a vi, no Museu de Mineralogia, em Ouro Preto. Ficamos nos olhando nos olhos. E foi aquilo à primeira vista. Forte como rochedo.

* * *

2 comentários:

  1. Meus olhos se perderam quando se encontraram pela primeira vez com o sedutor azul da turmalina Paraíba.

    ResponderExcluir
  2. bacana. aos poucos, como deve ser, você e a luciana tem ajudado as pessoas a espantar a preguiça e postar comentários por aqui. obrigado.

    ResponderExcluir