segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

15 Ensaios Indigestantes




Uma Escolha de Ensaios, Enquadros e Cores, sem Indigestão dos Leitores
alguns textos longos em prosa postados em Afetivagem no ano de 2012 e que jamais irão ao Reader's Digest

Pode-se ir da Poesia Concreta a Roberto Carlos, passando por Vilém Flusser e Sam Peckinpah e, a meio caminho, divagar por David Foster Wallace e os descaminhos da tradução ou pela natureza da imagem nos diascorrentes. O panorama de temas é insuportável de amplo.

E, ainda assim, é. E é legível. E convida.

Por que será?


*   

i.
Ei, Vilém Flusser...  – (A recepção de Flusser - nem sempre crítica - sua crescente popularidade (ou moda), e algum ressentimento-ambiente)

ii.
É stupendo: Oscar Niemeyer (1907-2012) - (Um necrológio com algumas observações sobre a estética da arquitectura de Niemeyer e suas correlações com a literatura brasileira)

iii.
O que do Rei não perdeu a majestade – (Acerca de Roberto Carlos visto sob um aspecto geracional)

iv.
Paralaxe Espectroscópica de Adolfo Caminha – (A alta contemporaneidade dos temas e do temperamento desse autor cearense morto prematuramente e encerrado no estreito rótulo de naturalista)

v.
Turbulência, anti-distônicos e amor como espectro: uma biografia de David Foster Wallace – (Resenha da primeira biografia do autor estadunidense, que é também o primeiro herói literário pós-digital)

vi. 

vii.

viii.
Peckinpah: poeta de um idílio sem saídas – (Mais que da fronteira ou da violência, Peckinpah é um poeta das aporias pós-contemporâneas)

ix.
No Centro de um Império Equivocado: a Centralidade do Inglês, Tradução e Astúcia - (De como levar uma vida fora do idioma inglês é viver na periferia, mas também de como levar uma vida só no idioma inglês é a pior das periferias)

x.
As Vilas Volantes como exercício de escuta - (Análise dos motivos e dinâmicas na feição de um documentário lançado em 2005)

xi.
Re-Flexão sobre Virtualidade, Imagem e Projectos de Arte – (Uma re-flexão sobre a imagem técnica e a imagem não técnica – e o quanto a imagem técnica vem ditando nosso modo não-técnico de ver o mundo)

xii. 
Sequestrar um príncipe - (Pela Improvável Reunificação de Portugal e Brasil numa Nação Transatlântica)

xiii. 
Vão Gogo, o descendido Guru do Méier – (Um necrológio: Millôr Fernandes – e suas relações com a inteligência brasileira na segunda metade do séc. XX)

xiv. 
Gilberto Freyre e a Invenção do Nordeste - (O modo como o Nordeste está disposto na Obra do autor que inventou a região)

xv. 
O George Harrison da Poesia Concreta - (Uma breve reflexão informal e inconveniente sobre Augusto de Campos e o concretismo enquanto impulso estético)

bonus track:

xvi.
Deleuze e Guattari: confusão e revolução na era da entropia - (uma análise bastante heterodoxa e desabusada sobre as ideias dessa dupla sertaneja de pensadores franceses). 

4 comentários:

  1. "Dessa dupla sertaneja de pensadores franceses", hua, hua, hua, hua, hua!!!! Só assim eu passo o ano melhor!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois não é, Anônimo? Pusesse isso num abstract e o texto seria recusado em dez de dez revistas. E olha que está muitooo booom.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. ruy, é legível, convida e se reproduz: um ano novo de mais verbo e risco. abração.

    ResponderExcluir
  4. Um abraço. E um luminoso 2013, Urik!

    ResponderExcluir