sábado, 16 de agosto de 2008

História e anamnese


artista desc., gravura do romancista Lu Xun (1881-1936)



Lutar ou se divertir


"Cem vitórias em cem batalhas não é o mais sagaz. O mais sagaz é provocar a rendição do inimigo sem sequer lutar". O trecho encontra-se em um clássico da literatura chinesa.
A China se preparou para ser uma anfitriã modelo. As instalações esportivas impressionam pelo arrojo arquitetônico. Horários são cumpridos. A melindrável imprensa internacional pouco se tem queixado da estrutura de trabalho no centro de imprensa. Os chineses conseguem sua meta: transformar as olimpíadas no cartão de visitas de sua recém-obtida condição de superpotência.
Mas nem tudo é um mar de rosas. O esporte mais popular no país mais populoso do mundo é o futebol. E no futebol, os chineses pouco têm evoluído. O time é um saco de pancadas, e foi eliminado na primeira fase da competição olímpica. O golpe de misericórdia foi dado pelo Brasil -- justo a equipe que eles mais admiram.
"Eu adoro a técnica deles, é elegante e suave. Eles se divertem jogando futebol enquanto os jogadores da China pensam em futebol como uma luta", diz Cui Wei, fã de carteirinha da seleção brasileira, um professor do ensino básico que dirigiu cinco horas para estar no estádio, na cidade litorânea de Qinhuangdao. E ver sua adorada China jogar contra seu venerado Brasil.
Durante a partida, em que a China perdeu de 3x0, o público chinês entoou refrões exigindo a renúncia do dirigente da federação de futebol local. Além disso, à saída do estádio, houve uma pequena rusga entre torcedores insatisfeitos e a polícia. Os torcedores haviam esboçado um protesto.
Bom, por uma ironia histórica, o livro de cabeceira de Luiz Felipe Scolari na conquista da Copa de 2002 era justamente a Arte da Guerra, um tratado militar chinês escrito no sec. VI, por Sun Tzun. O mesmo de onde se extraiu a citação que abre este texto.

Fonte: International Herald Tribune [14.08.08]:
http://www.iht.com/articles/2008/08/14/sports/OLYSOC.php?page=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário