quinta-feira, 19 de março de 2009

A ilustração de uma frase


Capa do álbum Stan Getz - The Best of Two Worlds (1976)



Sob forma de farsa

A capa do disco The Best of Two Worlds de Stan Getz, 1976, faz lembrar a célebre frase de Marx: "a história se repete sob forma de farsa". Talvez por contrastar tão asperamente com a sobriedade do Getz/Gilberto de doze anos antes, e que ainda herda algo da clássica elegância dos anos 50.

A década de 70 é mesmo um desastre em termos de moda. E todos parecem um pouco assetentados na foto. Especialmente Stan Getz, com a camisa de mangas curtas reforçando-lhe a pose canastrona. Mas a década de 70 também está no bolso esquerdo da calça de veludo curdoroy de João Gilberto e até no tailleur um tanto chinfrim de Miúcha. A tudo isso some-se o "padrão" de enquadramento da época, que deixa de fora o braço direito de Miúcha e parte da paleta do violão de João, no lado oposto. Isso para não falar do estranho "plano americano" um tanto estendido que corta-lhes as pernas. O fato de estarem assilhuetados, recortados contra um fundo neutro, repassa a idéia de que a figura de João foi como que colada às de Getz e Miúcha. Só a concepção de direção de arte prevalente nos 70 poderia conceber coisas assim.

O curioso é que em 1964, quando Getz e João eram, de fato, jovens, vestiam-se como senhores: terno, gravata. Aqui, a gravadora tentou repassar a imagem de "jovens", quando eles já estavam na meia-idade. E o resultado é esse desastre.

Musicalmente, no entanto e como não poderia deixar de ser, o resultado é bem melhor que a indumentária e pose geral que vestem a capa.


* * *

3 comentários:

  1. rapaz, você devia inicar uma série de análise de capas de discos no espírito desse post. impagável, rsrs!

    ResponderExcluir
  2. muito bom, ruy. rsrs.
    beijos,

    ResponderExcluir
  3. é bem engraçado mesmo, mariana.
    bom ter seus comentários de volta.

    bjs.

    e você, rapaz, já esta em bh? ou fez escala em picos. não percebi bem por onde v. anda a partir da penúltima postagem do 'dessincronizado'.

    ResponderExcluir