terça-feira, 3 de março de 2009

Elidir perguntas, editar respostas


[s/i/c]


Para Fazer as Belas


Em televisão, boas idéias podem ser simples. Para um programa sobre músicos, enquadrá-los em super-close sob uma iluminação de alto contraste. Centrar-se em tiques e pequenos gestos. Suprimir as peguntas e editar apenas as respostas. Tudo isso contribui para que o entrevistado fique confinado à sua voz, seu depoimento. Mas confinar uma voz, chamar atenção para suas belezas - de inflexão, timbre, tom, etc. - num meio disperso como a TV é algo que abre ao espectador, por ângulos inusitados, o compasso da atenção.
Esse foi o modo minimalista, efetivo, achado pelo o sergipano Fernando Faro, tanto em programas como Ensaio quanto no MPB Especial. E para gravar as mais belas entrevistas com os grandes nomes de nossa música popular. Com Faro a entrevista ganhou tons de confissão e botequim. Uma espécie de evento que vale por si. Que vale o quanto o mostra.
Curioso pensar que Faro, que nunca aparece em quadro ou cuja voz não se faz ouvir, está, em verdade, muito mais presente em suas entrevistas do que todos esses entrevistadores que fizeram suas carreiras esgrimindo caras e bocas diante das lentes.

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário