sábado, 18 de abril de 2009

Tudo que perpassa ou permeia


Roy Linovsky, Defesa de Tese, 1969



Breves



Monografias, dissertações, teses
Tudo que "perpassa" ou "permeia" por um "viés" tem uma maior possibilidade de ser conto do vigário.

* * *

Estudos Culturais
O conceito de identidade, central para os professores brasileiros que copiam Stuart Hall e a senda dos estudos culturais (cultural studies), assoma um bocado suspeito, embora seja hoje uma espécie de panacéia. A chave que abre as sete portas. Para entender porque "identidade" é um conceito que pouco esclarece, clique AQUI.

* * *

Poder e Cultura
Gestão cultural: algo hoje tão necessário quanto CHATO. Gestores, curadores, facilitadores, multiplicadores, ativistas, produtores, mediadores... E pensar que a vida, se você não se cuidar, pode se resumir a isso! A burocracia. Por que não há mais aqueles intelectuais da estirpe de um Rodrigo Melo Franco de Andrade? Aqueles que administravam bem e sem tanta algazarra: criavam órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico, conseguiam verbas, tombavam edifícios, fundavam museus, catalogavam obras de arte... E tudo sob uma discrição quase monástica.

Invejável, de fato.

* * *

Lei de Incentivo à Cultura
Parágrafo Primeiro e Único: Não importa o modelo de legislação em vigor para a cultura, a iniciativa privada sempre será capaz de arrancar do governo o cêntuplo do que o governo esmola junto à iniciativa privada.

Mesmo que se revoguem as disposições, os contrários, a hipotenusa, a soma do quadrado dos catetos, os incentivos fiscais e a Lei de Talião.


* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário