domingo, 1 de abril de 2012

O Oliveira certo


Logo no começo da postagem “Sequestrar um Príncipe” [30.03.12] dissemos que Oliveira Viana havia escrito um livro sobre D. João VI. Na verdade, nossa intenção, naturalmente, era referir-nos a Oliveira Lima (D. João VI no Brasil, 1908). Proximidade, aqui, só existe no nome. E ensejo para não agradecer aos leitores que em nenhum momento nos apontaram o equívoco. 

ATRAVÉS DOS OLIVEIRAS
Oliveira Lima (1867-1928) era pernambucano, foi diplomata, escreveu um livro sobre a língua portuguesa em francês, outro sobre Machado de Assis e, sobretudo, o seu D. João VI no Brasil, pelo qual é conhecido até hoje. O livro tornou-se um clássico da historiografia brasileira. Muito apreciado e citado, entre outros por Gilberto Freyre e Evaldo Cabral de Mello. Foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
Oliveira Viana (1883-1951) era fluminense. Como o outro também foi da Academia. Seu livro mais conhecido é Populações Meridionais do Brasil (1918). Viana defendia pontos de vista da eugenia. E foi contra a imigração japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário