terça-feira, 1 de maio de 2012

7 folhas secas sobre futebol e seus subúrbios


Lorna Millar


i.
De torcedores d'antanho
Deve ser estranho torcer para um time que teve entre seus torcedores Adolf Hitler. Mas esse é o caso dos adeptos do Schalke 04. Hitler e política de lado, o clube de Gelsenkirchen, apesar de não ter grandes conquistas no pós-guerra, é dos mais populares da Alemanha ainda hoje.
iii.
Das coreografias
Não é só Pep Guardiola que desgosta de dancinhas ou comemorações do gênero. Elas são, de fato, um bocado deselegantes, para dizer o de menos. Agora, proibi-las parece um pouco com entender que driblar demais é desrespeitar o colega de profissão. Ou que tirar a camisa na hora agá é crime. (E isto pode ser muito perigoso, mas em outras canchas)
iv.
O verão se faz longo demais
Uma dessas notícias de praxe - para compor tabela em fim temporada e suas favas contadas - dá conta de possível adiamento de última hora da Eurocopa. O torneio se realizará em junho próximo na Polônia e na Ucrânia. É improvável que seja adiado, embora haja alguns problemas de infra-estrutura na Ucrânia. A notícia, no entanto, causou mais pânico que jato voando baixo em Manhattan. No argumento de um desolado fã espanhol: “no jodas que el verano se hace muy largo sin fútbol”.
v.
Rei Lear chega a Luxemburgo
Quando um sujeito que já montou times espetaculares – para Palmeiras e Cruzeiro, por exemplo – é manchete por discutir com gandulas, é porque chegou a seu estágio Rei Lear sem se dar conta.
vi.
A coisa mais importante
O futebol é a coisa mais importante das coisas que não têm importância”, reza o provérbio espanhol. Certo está Guardiola ao afirmar que a vida não se resume a cobrar córneres, bater de trivelas, meter curvas na bola.
vii.
How does it feel to be one of the beautiful people?
Ninguém sai mais instantaneamente famosa do fim-do-mundo deste fim-de-semana do que a gandula Fernanda Maia, 23. E por uma performance que durou alguns segundos. A moça foi ágil. E  certa abundância de formas não atrapalha. 
viii.
I am the walrus
Ontem à tarde o Botafogo contratou John Lennon. O rapaz tem 20 anos e é lateral-direito. Lennon foi revelado pelo Vilanova de Goiás, e conta com passagem pelo Anapolina. Seu nome completo? John Lennon Silva Santos. Parece que gosta de música gospel. 

2 comentários:

  1. o mês começou lírico. mas se é pra ousar uma sugestão: que tal voltar a pôr os créditos nas ilustrações. nós, os simples mortais, agradecemos. e ainda vou lhe arrastar pra fliperama.
    mês que vem, você não escapa.

    ResponderExcluir
  2. vou pensar. parece justo.
    quanto à fliperama, sonhar é de graça.

    ResponderExcluir