sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Poesia, sim


Mrs. Pare Lorentz, The Plow That Broke the Plains, 1936


Poetas com encontro marcado


Estarei em São Paulo, entre os dias 14 e 18 deste mês, para um evento chamado Simpoesia à convite dos organizadores. O encontro reunirá 50 poetas de vários estados brasileiros e diferentes dicções e propostas. Participarei de leituras na Casa das Rosas e no Museu da Língua Portuguesa. Será a oportunidade também de rever alguns amigos, tais como Eduardo Jorge Oliveira, Virna Teixeira, Marcelo Chagas, além de encontrar com outros tantos que só conheço por correspondência, como Claudio Willer, Horácio Costa, Claudio Daniel e Frederico Barbosa.

Abaixo, o sumário oficial do evento:

SIMPOESIA 2008

(I simpósio de poesia contemporânea)

Organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura), o I Simpósio de Poesia Contemporânea (Simpoesia 2008) acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro de 2008.

O evento contará com a presença de 50 poetas brasileiros, de diferentes regiões do país, incluindo autores já reconhecidos, como Claudia Roquette-Pinto, Roberto Piva, Glauco Mattoso e Frederico Barbosa, e também poetas jovens. Recitais poéticos, performances, palestras e debates acontecerão na USP, na Casa das Rosas, no Museu da Língua Portuguesa e na Academia Internacional de Cinema, dentro da programação do evento. Haverá também shows musicais, apresentações de videopoesia e de poesia visual. Todas as atividades serão gratuitas para o público.

A divulgação será feita pela assessoria de imprensa da Casa das Rosas, e a coordenação geral do evento está aos cuidados dos poetas Virna Teixeira e Antônio Vicente Seraphim Pietroforte

Virna Teixeira , poeta e tradutora, publicou os livros de poesia Visita (2000) e Distância (2005) pela editora 7 Letras e os livros de tradução Na Estação Central (UnB) e Ovelha Negra (Lumme) de poesia escocesa. Foi curadora, junto com Claudio Daniel, do festival internacional de poesia Tordesilhas, em 2007.

Antônio Vicente Seraphim Pietroforte é poeta, romancista e doutor em Semiótica e Lingüística pela Universidade de São Paulo (USP), onde leciona. Publicou, entre outros livros, o romance Amsterdã SM (2007), o de poesia O retrato do artista quando foge (2007) e o de semiótica Análise do texto visual / A construção da imagem (2007).


Nenhum comentário:

Postar um comentário