terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Assim como o son ou a rumba guardam algo


Jean Epstein, Coeur fidèle, 1923



Alguma inteligente mimese


"Todos os tiranos são o mesmo tirano, embora não pareçam iguais. Castro, com sua barba de maranhas e seu nariz romano, é capaz de produzir uma poção de carisma tóxico à segunda potência: os que bebem suas palavras se intoxicam para sempre. É Circe de uniforme que transforma em porcos seus amantes.”

[Cabrera Infante, in Mea Cuba]


Nota - este trecho de Mea Cuba me foi relembrado num texto de Elias Pinto, blog de minha amiga Cris Moreno, jornalista de Belém. Cabrera Infante morreu em seu frio exílio londrino em 2005. Seu senso de humor guardava algo de brasileiro, assim com o son ou a rumba guardam algo de samba ou de choro. Esse humor está exemplarmente em dia no seu livro de memórias, Havana para um Infante Defunto [La Habana para un Infante Difunto, 1979] publicado aqui pela Companhia das Letras. Infante era apaixonado por filmes, escrevia críticas e chegou a dirigir o Instituto do Cinema de seu país, antes de se desentender com o regime em 1965. Sua obra maior é o romance Três Tristes Tigres, em que estiliza as nuanças dos falares de Cuba.

2 comentários:

  1. outro artigo sobre fortaleza que deveria ser publicado periodicamente nos jornais.

    outro dia vi algo grotesco. havia ali na república do líbano uma famosa "casa rosa", que tinha uma arquitetura algo colonial, antiga. eu adorava passar por lá e ver aquela casa. pois bem: passaram o trator por cima, uma das casas mais bonitas da aldeota e passam o trator por cima. mas fazem pior: constroem um prédio cuja fachada térrea é uma cópia tosca da arquitetura da velha casa rosa. e chamam o prédio de casa rosa! não há esperança para Fortaleza. no mais, não sei se há esperança para o resto do mundo também.

    ainda não estou em Minas. vou no domingo. ando às voltas gravando as guitarras do disco da october leaves. lançamos sábado. um sufoco. abraço!

    ResponderExcluir
  2. olá odorico

    ótimo saber do disco da 'october'! boa combinação de notas no estúdio!

    o edu jorge lança seu livro hoje, agora, no alpendre.

    a marília se antecipou a vs. e já está em bh. na condição de vizinha de quatro garotas pentecostais.

    saravá!

    ResponderExcluir