segunda-feira, 26 de março de 2012

Para um Amor no Recife

A Capela Dourada (Convento de Santo Antônio), Recife


Em edição recente do Público:

Em tribunal, segundo a imprensa brasileira, o advogado das estudantes de Paraíba explicou que a letra da música, registada em nome de Sharon Acioly, foi criada em 2006, quando as três fizeram uma viagem à Disneyland, nos Estados Unidos da América.

Ah, o modo como preposições, acompanhadas ou não de artigos, indicam o grau de intimidade que se tem com um local. Muita gente diz no Sergipe. Muita gente do Sul - mas não de Sul. Qualquer sergipano diz em Sergipe. Todos dizem em Lisboa. Ninguém diz no Pernambuco. Paulinho da Viola diz como os recifenses. Maria, que mora na Rua das Creoulas, também. E você?

Talvez por temperamento, portugueses e nordestinos esbanjam artigos: a Maria, a Kalu, o Vasco, a Joana. Um ar de intimidade sitia o ambiente. Alguns escrevem: esse poema é da Ana Cristina Cesar. Aquele quadro, do Miró. E, aqui, parece que a intimidade excede. Mas é curioso. A leitora mais dedicada de Ana Cristina Cesar que conheci, me dizia, no entanto: "Esse poema? é de Ana Cristina Cesar". De Ana. Da Ana. De Anna, com dois n's, que vive passando por aqui (ainda bem). Dianna, a da canção de Paul Anka. Et All.

Por outro lado, os mais antigos diziam que iam para Furtaleza, em pronúncia. Brasileiros dizem P[ó]rtugal. Portugueses, P[u]rtugal. (Aliás, um Purtugal bastante esganiçado). Mas isso já são outros portos e Quinhentos. Ou seriam purtos? (Já imaginaram em Porto e não no Porto?).

Dia desses duas amigas foram a Portugal. Uma foi com a mala mais ou menos vazia. Mas trouxe um sobrepeso de lembranças, saudades. A outra foi com as malas mais ou menos cheias de próclises. Para fazer escambo. Algo estranho aconteceu. E ela acabou trocando-as por ênclises chinesas, no Bairro Alto. Feitas com material ordinário, essas ênclises dão afta.

E os tempos seguem de crise. 

4 comentários:

  1. sem palavras.
    como é que dá pra saber que eu passo tanto?
    hehe

    (não aprova esse comentário, foi só pra destacar minha lisonja envergonhada)

    beijo
    anna

    ResponderExcluir
  2. ruuuuy!

    ah, meu deus... como eu sou besta! eu pensava que você via pelo IP ou algo do tipo, sei lá...
    hehehehe

    ResponderExcluir
  3. eu não sei no recife, mas aqui em minas todos lhe aguardam, querido.

    beijos,

    mariana

    ResponderExcluir
  4. uhhm. tutu. pão de queijo. torresmo. nham, nham. grunf!

    ResponderExcluir