terça-feira, 18 de maio de 2010

Quando eu lembrar de novo que você acabou comigo

A escritora curitibana Luci Collin


3 ou Dois Dropes de Luci Collin


Você acredita em escrita feminina?

LC - "Acreditar", nesta pergunta, é um termo impreciso para mim. Se você se refere a alguma ideologia do feminino que eu queira deliberadamente apresentar nos meus livros, a resposta é não. Não vejo necessidade de imposições das idéias "feminino" e "masculino" como contendoras - são existências altamente complementares, são princípios indissociáveis. Quanto ao escritor e sua habilidade, Henry James criou maravilhosos personagens femininos, Hilda Hilst, personagens masculinos muito complexos - assim a sensibilidade do artista parece ser assexuada.


Para quem daria um Nobel de literatura? Por quê?

LC - Ressuscitando-a, para Gertrude Stein; absolutamente genial, séria, inovadora e muito superficialmente conhecida.

[em entrevista a Rodrigo de Souza Leão, 2005]


"Quer saber eu perdi aquela lista não acho no meio de tanta coisa perdida aqui na sala e depois a gente fala nisto quando eu lembrar de novo que você acabou comigo."

[Luci Collin fragmento do relato "Perguntas?"]


* * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário