havia
outras garotas, do meu tempo, que eram mais parecidas com a daquela
foto em que Helô Pinheiro não parece consigo. E, no entanto, mais
do que não parecer com a Helô Pinheiro adulta, a adolescente da
foto – de um modo bastante decidido – não é a Helô Pinheiro
adulta
ela até parece mais com M. Uchôa, por exemplo. Uma garota do terceiro ano do secundário, lá do meu colégio. Ou pode ser tão prototípica como a garota da praia que o roteirista obcecado e surtado enxerga, por mise-en-abîme, no desfecho de Barton Fink, o filme dos Coen
explico
a
garota de Ipanema, como ela é uma geração adiante , sempre foi uma
senhora de Ipanema, para mim. A exceção é essa foto de época,
em que nem por sombras ela – de cabelos escuros, pernas trançadas,
lendo uma revista na praia, o contraste entre o acobreado e o pálido na dobra superior dos seios, envergando um daqueles biquínis de talhe
antigo, num allure e numa graça que não faz prefácio a qualquer
balzaquiana de cabelo tingido, ou mesmo se importa em ser ou não inspiração
para seja qual for canção de sucesso ou o escambau – se assemelhava com
a senhora que nos era apresentada na TV. Nada da Helô Pinheiro posterior pôde macular essa garota inicial. E, logo, meio em piloto
automático, também jamais assimilei a garota de Ipanema àquela senhora
seria
uma espécie de desserviço à canção. (E principalmente à garota)
como quase sempre em casos assim
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"Garota de Ipanema", a canção, está fazendo 50 anos. E Heloísa (Helô) Pinheiro, a garota que a inspirou, 68.
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"Garota de Ipanema", a canção, está fazendo 50 anos. E Heloísa (Helô) Pinheiro, a garota que a inspirou, 68.
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