quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A gente faz o que o coração dita















"Mas esse mundo é feito de maldade, ilusão"

Faz lembrar o verso acima, de Caymmi, em "Saudades da Bahia", a cândida ingenuidade dos torcedores do Ceará Sporting: julgar que estavam disputando vaga na Libertadores. 
Os times da Série A de fato acordaram para o Brasileirão depois da Copa. E o Ceará voltou a certo princípio de realidade. De momento segue já em oitavo, com amplas possibilidades de resvalar para mais baixo, uma vez que a rodada encerra só hoje. E já vai pelo quarto treinador - o terceiro recrutado depois da reles campanha pós-Copa. 
E de quem se trata esse treinador? Dimas Filgueiras, o nome menos surpreendente para comandar um alvinegro que deverá nadar bastante contra a corrente, se não quiser chegar às últimas rodadas rondando o rebaixamento. O simples fato de o técnico que havia começado a "gloriosa" campanha haver preterido o Ceará na primeira colocação por um Vasco na zona da degola, durante o interlúdio da Copa, diz tudo. Mas o entusiasmo do fortalezense com futebol não arrefece. Isso tem seu quê de beleza. Aqui, o princípio de realidade é deixado de lado. Em nome da ilusão. E de um pouco de ilusão alimenta-se a vida. 


Mas nem tanto. 



P.S. - por tudo isso, compreende-se a "euforia" da manchete hoje, na capa de O Povo ante um simples empate com o Vitória, em Salvador, num dos jogos mais horrendos de assistir desta temporada: "Empate que valeu à pena" [sic], assim com crase. Quem sabe para reforçar mais a pena valida. 


*   *   *

Nenhum comentário:

Postar um comentário