quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

4 vieses pelo mundo




i.
O Irã baniu a pena de morte por apedrejamento. Mas não ficou claro que modalidade de execução a substituirá. Se a cadeira elétrica ou a injeção letal, como nos Estados Unidos. Se o fuzilamento ou a forca, como em outros países onde há pena capital.

ii.
A Polícia do Senado é a mais bem paga do Brasil: R$ 13.800,00 para um subalterno em início de carreira. Trabalha muito menos que as outras, pois o Senado passa meses em recesso, além de funcionar, na prática, apenas de segunda a quinta. Corre menos riscos. Ainda assim, os senadores são massivamente contra um piso salarial unificado para as polícias estaduais. No Distrito Federal, onde se paga melhor, um PM ganha R$ 4.300,00. É 1/3 do salário da Polícia do Senado com muito mais trabalho e riscos envolvidos. O temor de deputados e senadores é de que um aumento assim possa alavancar demandas em outras áreas. Inclusive entre os militares das forças armadas. Mas a maioria das polícias estaduais paga menos de três mil reais. É muito pouco. E a própria concorrência para entrar na polícia se vê reduzida em escolaridade e nível.

iii.
Um blogueiro saudita é deportado da Malásia para seu país de origem. A acusão que pesa contra Hamza Kashgari: haver insultado Maomé, o profeta, no Twitter. Kashgari pode ser condenado à morte. Dois pesos, duas medidas. Os mesmos Estados Unidos e Israel que lamentam direitos humanos violados na Síria, no Irã, calam-se diante da aliada preferencial Arábia Saudita.

iv.
E Sean Penn atraiu a ira perpétua dos britânicos ao dizer que as Malvinas devem ser Argentinas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário